Para participar das oficinas é necessário realizar inscrição para participar. A inscrição é gratuita, realizada de forma digital por meio de formulários disponibilizado no site oficial do CAV – Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo. 

As oficinas são abertas ao público e para se inscrever é preciso ter no mínimo 16 anos de idade completos na data da inscrição, estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Os candidatos selecionados receberão um e-mail de confirmação da inscrição.

Sejam bem-vindos!

Informações importantes sobre as oficinas:

As oficinas oferecem certificado de participação para pessoas que tiverem 70% de presença. 

Tenha cuidado ao preencher seu formulário de inscrição, especialmente seu e-mail. O CAV não se responsabiliza por erros de digitação no preenchimento deste formulário de inscrição.

Recomendamos que o e-mail cav@saobernardo.sp.gov.br seja adicionado à sua lista de contatos para evitar que os nossos comunicados sejam enviados para  caixa de spam/lixo eletrônico.

O não comparecimento na primeira aula implicará na desclassificação automática do inscrito e serão chamados candidatos da lista de espera.

OFICINAS GRATUITAS
INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 31 DE JANEIRO DE 2022

A RELAÇÃO DO CINEMA COM A DANÇA

com TAMARA KATZENSTEIN

Videomaker e Educadora, atua no cruzamento áreas de Artes Visuais e Linguagem Audiovisual, operando no âmbito da comunicação midiática, preservação da memória e arte contemporânea. Psicóloga e Educadora em Artes Plásticas como graduações, é Doutora pela ECA/USP, no curso de Meios e Processos Audiovisuais onde trabalhou a relação da Dança com o Cinema e o vídeo. Como educadora, trabalha no CAV em São Bernardo, por sete anos na Universidade Anhembi Morumbi e como videomaker acompanha o trabalho de diversos grupos de teatro e dança. Já participou da Equipe Pedagógica da ELD de 2008 a 2011 e participou como testemunha dessa experiência com o ensino On line, numa reflexão sobre esse novo palco eletrônico. Atualmente tenta absorver o que aprendeu nos últimos anos aplicando no ensino presencial e híbrido.
_______________
O Cinema, assim como a Ópera, abarca todas as artes que o antecederam. Sendo assim, dependendo da época e do país, apropriou-se da Dança nas mais diversas formas: desde Griffith, que em Intolerância chamou Ruth San Denis na sua monumental cena da vitória babilônica, à Almodovar que registrou magistralmente Pina Baush no lid de seu filme Fale com ela. A dança é elemento fundamental no cinema indiano, pois os espectadores vão ao cinema para vê-la, assim como temos o registro do samba nos filmes brasileiros da Atlântida que registrou dançarinos incríveis da dança popular. Essa oficina propõe ser uma provocação e instauração de novas formas de pensar e produzir cultura, unindo dança e cinema, desenvolvendo ações de incentivo à criação artística de multilinguagens de experimentação, já que estabelecer processos de sensibilização desenvolve nos sujeitos um novo olhar sobre as artes.

Data: Dias 21, 22, 23 e 24 de Fevereiro – Segunda a Quinta.
Horário: das 19h às 22h
Sala: Estúdio CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
20 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição;

ANIMAÇÃO FRAME A FRAME NO ADOBE FLASH/ANIMATE

com TADEU ALVES ZVIR

Bacharel em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em Autodesk Maya pela Escola Superior de Design IADE de Lisboa.Professor, animador, ilustrador e pesquisador independente de videoclipe + animação.
_______________
Desenvolva seu personagem e o anime frame a frame com aplicação de métodos de animação artesanais em uma plataforma digital.
A partir da fusão entre os princípios de animação e a interface digital, de maneira lógica será desenvolvido do planejamento à finalização uma ação de personagem, com o uso de thumbnails, layout, time chart, quadros-chaves, intervalações, clean up e colorização.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de animação, conhecimentos básicos do software Adobe Flash/Animate, possuir mesa digitalizadora e pen drive.

Data: Dias 14, 15, 16 e 17 de Fevereiro – Segunda a Quinta.
Horário: das 19h às 22h
Sala: Laboratório Digital CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
10 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição que cumpra os pré-requisitos;

ÁUDIO SÉRIE – ALGUNS PROCESSOS CRIATIVOS

com VANDERLEI LUCENTINI

Vanderlei Lucentini é doutor em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. É professor no Programa de Pós-Graduação em Música e Imagem na Faculdade Santa Marcelina. Tem diversos trabalhos na área sonora do audiovisual, tais como: fonografia, trilha sonora para espetáculo cênicos e audiovisuais, ambientações sonoras para exposições, música erudita, rádio arte, podcast e performance audiovisual. Atualmente desenvolve pesquisas na área do cinema acusmático.
_______________
Áudio série é um formato exclusivamente acústico dentro do amplo e variado universo do audiovisual. Dentro do campo acústico encontramos o rádio drama, o hörspiel e mais recentemente o podcast. O enfoque desta oficina será prático e técnico mostrando os processos criativos individuais e coletivos a partir de um roteiro previamente elaborado. A oficina apresentará diversas técnicas de manipulação de equipamentos de áudio: microfones, gravadores e softwares de edição sonora.

Data: Dias 21, 22, 23 e 24 de Fevereiro – Segunda a Quinta.
Horário: das 19h às 22h
Sala: Laboratório Digital 1 CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
15 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição;

CONTO ILUSTRADO

com ANDRÉ VAZZIOS

Ilustrador a mais de 25 anos, teve trabalhos premiados nos quadrinhos ( “Lua dos Dragões”, “Holy Avengers”) e contribuiu como produtor de cenários, props e concepts para efeitos visuais em programas de TV e para canais na World Wide Web. Há 15 anos à frente do projeto Estúdio Ampla Arena, tem colaborado com Projetos na Área Editorial, dos Jogos Eletrônicos (Chiken x Fox, Reverie Knights), Identidade Visual na Música (Varsóvia, Sherlock), Sistemas de Jogo Analógico (Tormenta RPG, Bandeira do Elefante e da Arara, Poranduba – Cartas de Cultura) e campanhas publicitárias em todo o país. Autor de HQs como “Uiara e os filhos de Eco”, “Tita” e “Tuhú”, mantém um diálogo constante com as linguagens visuais e no Projeto CAV está a frente das etapas de pré-produção e desenvolvimento visual dos Projetos de Animação nos três semestres do Curso Regular de Formação em Animação.
_______________
Na Oficina trataremos das etapas de elaboração de um pequeno conto ilustrado, passando pelas “thumbnails” à partir da interpretação dos textos, estabelecendo as manchas gráficas. Daí para estratégias de composição com cores e formas, a busca por um estilo que conecte as imagens tanto para o design dos personagens como para as ambientações paisagísticas e interiores. Fundamentos de composição, formal e cromática, gestualidade e o recurso a elementos simbólicos para comunicar ideias de maneira arejada e com muita criatividade.

Data: Dias 15, 17, 22, 24 e 25 de Fevereiro – Terças, Quintas e Sexta.
TURMA 1: das 9h30 às 12h30;
TURMA 2: das 14h30 às 17h30;
Sala: Laboratório Digital 2 CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 15h
25 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição;

DIREÇÃO DE ARTE DIGITAL

com TAMARA KATZENSTEIN

Videomaker e Educadora, atua no cruzamento áreas de Artes Visuais e Linguagem Audiovisual, operando no âmbito da comunicação midiática, preservação da memória e arte contemporânea. Psicóloga e Educadora em Artes Plásticas como graduações, é Doutora pela ECA/USP, no curso de Meios e Processos Audiovisuais onde trabalhou a relação da Dança com o Cinema e o vídeo. Como educadora, trabalha no CAV em São Bernardo, por sete anos na Universidade Anhembi Morumbi e como videomaker acompanha o trabalho de diversos grupos de teatro e dança. Já participou da Equipe Pedagógica da ELD de 2008 a 2011 e participou como testemunha dessa experiência com o ensino On line, numa reflexão sobre esse novo palco eletrônico. Atualmente tenta absorver o que aprendeu nos últimos anos aplicando no ensino presencial e híbrido.
_______________
O audiovisual se expandiu para além da tela, ocupando novos formatos, como no computador ou no celular. Os aspectos estéticos não se apresentam de forma óbvia para os espectadores tal qual a Performance do apresentador ou ator, o roteiro e a direção de fotografia, mas eles fazem parte da base da apreciação do filme. Eles têm um papel primordial como elemento para a compreensão da mensagem dramática ou como principal elemento na construção da ambiência e atmosfera do audiovisual tal como o áudio, que também constrói a apreciação de forma sub-reptícia. A oficina de Direção de Arte Digital, com aulas expositivas dentro da sala de aula, tem a intenção é incentivar e introduzir os alunos na sensibilização deste que era um oficio inconsciente, mas que nas novas plataformas e tecnologias esses aspectos estéticos e gráficos chamam muita mais atenção. Nos aprofundaremos em alguns aspectos que costumam passar batido, como lettering, abertura e créditos finais, efeitos especiais e cores, analisados tanto no seu aspecto histórico como filosófico e gráfico. A aula tem por didática a troca entre os participantes, se levando em conta o arcabouço deste para permitir o questionamento da estruturação de determinada visualidade, passando a desempenhar um papel de reflexão sobre o que representam esses espaços.

Data: Dias 21, 22, 23 e 24 de Fevereiro – Segunda a Quinta.
Horário: das 14h às 17h
Sala: Estúdio CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
20 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição;

FILMES DENTRO DE FILMES

com DANIEL MACIEL

Mineiro de Poço de Caldas, Roteirista, professor, diretor, pesquisador audiovisual. É mestre em Roteiro e Dramaturgia Audiovisual pelo Departamento de Ciências da Comunicação da ECA-USP e participou diversos projetos audiovisuais como o longa Mais Forte que o Mundo.
_______________
A produção de um filme é tão (ou mais) dramática do que a história escrita em seu roteiro. O curso pretende revelar os “bastidores” da atividade cinematográfica e das pequenas e grandes batalhas que ocorrem atrás das câmeras.
O objetivo do curso é ajudar aos alunos entenderem que a atividade de produção e criação cinematográfica é coletiva e por isso, essencialmente conflituosa. Espera-se que a partir de diversas histórias relacionadas ao assunto e das discussões posteriores à exibição dos filmes, os alunos deem uma passo na compreensão que o enfrentamento positivo destes conflitos pode contribuir muito para a concretização da obra, ou que, em muitos casos, é justamente a incapacidade em superar os obstáculos das mais diversas naturezas que levam ao fracasso projetos interessantes e que poderiam ser bem sucedidos

Filmes sugeridos:

The bad and the beautiful – Vincent Minelli
O Jogador – Robert Altman
Crepúsculo dos Deuses – Billy Wilder
Fora de Controle – Barry Levinson
Barton Fink, Delírios de Hollywood – Irmãos Cohen

Data: Dias 01, 02, 03 e 04 de Fevereiro – Segunda a Quinta.
Horário: das 19h às 22h
Sala: Estúdio CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
30 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição;

ILUSTRAÇÃO – ESTILIZAÇÃO ANATÔMICA

com ANDRÉ VAZZIOS

Ilustrador a mais de 25 anos, teve trabalhos premiados nos quadrinhos ( “Lua dos Dragões”, “Holy Avengers”) e contribuiu como produtor de cenários, props e concepts para efeitos visuais em programas de TV e para canais na World Wide Web. Há 15 anos à frente do projeto Estúdio Ampla Arena, tem colaborado com Projetos na Área Editorial, dos Jogos Eletrônicos (Chiken x Fox, Reverie Knights), Identidade Visual na Música (Varsóvia, Sherlock), Sistemas de Jogo Analógico (Tormenta RPG, Bandeira do Elefante e da Arara, Poranduba – Cartas de Cultura) e campanhas publicitárias em todo o país. Autor de HQs como “Uiara e os filhos de Eco”, “Tita” e “Tuhú”, mantém um diálogo constante com as linguagens visuais e no Projeto CAV está a frente das etapas de pré-produção e desenvolvimento visual dos Projetos de Animação nos três semestres do Curso Regular de Formação em Animação.
_______________
Ênfase nas práticas manuais e contato com materiais de pintura e desenho, abordando personagens de forma mais expressiva e estilizada. Etapas de estudo a partir de referenciais e construção do design da pose de forma mais interpretativa e expressiva.

Data: Dias 01, 03, 08, 10 e 11 de Fevereiro – Terças, Quintas e Sexta.
TURMA 1: das 9h30 às 12h30;
TURMA 2: das 14h30 às 17h30;
Sala: Laboratório Digital 2 CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 15h
25 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição;

INICIAÇÃO AO ROTEIRO DE AUDIOVISUAL

com EVILL REBOUÇAS

Evill Rebouças é professor de roteiro e roteirista nas linguagens de cinema tradicional (live action) e animação.
_______________
Oficina que visa apresentar e trabalhar de modo prático princípios básicos de dramaturgia para roteiro de audiovisual.

Data: Dias 14, 15, 16 e 17 de Fevereiro – Segunda a Quinta.
Horário: das 19h às 22h
Sala: Estúdio CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
15 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição;

INTRODUÇÃO AO VIDEOGRAFISMO: FUNÇÕES BÁSICAS NO AFTER EFFECTS

com RICARDO BOTINI

Diretor, Produtor, Editor de vídeo, Artista Visual e Professor de Audiovisual. Graduação em Rádio/TV pela Unesp-Bauru (1995), Especialização – Criação em Cinema, Animação e HQ, Universidade Mackenzie (2007), Pós-Graduação (Stricto Sensu) pelo Programa Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie (2011).
_______________
A Oficina “Introdução ao Videografismo: Funções básicas no After Effects” visa oferecer aos alunos um contato com a linguagem visual de vinhetas, motion graphics e efeitos digitais.
Esse tipo de produto audiovisual tem presença constante no nosso cotidiano por meio de programas de televisão, filmes e também devido à ampliação de conteúdos de vídeo apresentados em dispositivos móveis (celulares).
Os objetivos da oficina são: ampliar a percepção os alunos em relação aos conteúdos de motion graphics que estão presentes no nosso dia a dia, apresentar a interface do programa After Effects e identificar a principais ferramentas, comandos e atalhos.
A partir desse primeiro contato é possível propor aos alunos que eles construam uma peça de motion graphics.

Data: Dias 15, 17, 22 e 24 de Fevereiro – Terças e Quintas.
TURMA 1: das 14h às 17h;
TURMA 2: das 19h às 22h;
Sala: Laboratório Digital 3 CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
25 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição;

INTRODUÇÃO Á PINTURA EM AQUARELA

com DOUGLAS FERREIRA

Diretor e produtor dos curtas metragens “Sonhos”, “A Fuga”, “O Menino Que Sabia Voar”, “O Vampiro”, “Fragmentos” (em live-action) e “Mademoiselle Miroir”, Douglas Ferreira é natural de São Paulo. Como animador e ilustrador trabalhou em vários filmes para o cinema, entre estes “Asterix e os Vikings”, “Uma história de amor e fúria”, “The Proud Family Movie” (Disney) e o filme espanhol “Chico e Rita”. Residiu na europa, onde trabalhou para o estúdio Neuroplanet, na produção do filme animado francês “The little Hippo” (Petit Potam). Animou também em muitos comerciais e séries de TV para a Disney. Recebeu diversos prêmios, entre estes o de melhor curta metragem no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014. Desde 2013 atua como professor no CAV – Centro Audiovisual de São Bernardo do Campo.
_______________
A oficina irá trabalhar a técnica da aquarela, por meio de apresentação e realização de exercícios e métodos de trabalho, abordando desenho básico, escalas tonais, luz e sombra, transições e  aguadas básicas e avançadas. A pintura em aquarela é uma matéria teórico prática, predominando a segunda sobre a primeira, de modo que a maioria das atividades serão desenvolvidas com exercícios práticos supervisionados pelo professor, a partir das explanações teóricas realizadas em
 aulas expositivas, com análise de ilustrações e pinturas, clássicas e modernas, que demonstrem e exemplifiquem os tópicos teóricos apresentados em aula.

Materiais: estojo de aquarela  com mínimo de 12 cores.
Godet, paleta de plástico  ou metal, com ou sem  tampa.
Papel para aquarela Fabriano, alta gramatura, tamanho A3, ou similar.
Papel sulfite para estudos.
Lápis Hb, 2b , 4b e 6b, borracha branca, limpa tipos, canetas pretas Stabilo 68, régua de 30 cm.
2 pincéis redondos(um pequeno e um médio)
2 pinceis chatos(um pequeno e um grande)

Data: Dias 15, 17, 22 e 24 de Fevereiro – Terças e Quintas.
TURMA 1: das 14h às 17h;
TURMA 2: das 19h às 22h;
Sala: Laboratório de Animação Tradicional CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
16 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição que possua os materiais solicitados para realizar a oficina;

PERSPECTIVA ATMOSFÉRICA

com AMILTON SANTOS

Amilton Santos Bacharel em Artes Visuais: pintura, gravura e escultura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Ilustrador freelancer para editoras como Marvel e DC Comic etc. Produziu artes para o livro Enciclopédia Negra e  participou da exposição com mesmo título, na Pinacoteca de São Paulo.
______________
A oficina tem objetivo de ensinar, os alunos, as possibilidades de profundidade e dramaticidade que a perspectiva atmosférica acrescenta para um cenário. Trabalharemos gradação tonal dos cenários; composição focal, que é a escolha no espaço cênico da animação onde a ação ou narrativa se desenvolve; e estilos de perspectiva atmosférica.

Data: Dias 09, 11, 16 e 18 de Fevereiro.  Quartas e Sextas.
Horário: das 14h às 17h
Sala: Sala de Animação Tradicional do CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
20 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de Inscrição;

PROCESSO CRIATIVO: O AUDIOVISUAL POR MEIO DO CELULAR

com CAMILLA MARTINEZ

Diretora, Diretora de Cena, Diretora de Arte e Atriz.
_______________
A oficina “Processo Criativo: O audiovisual por meio do celular” tem como foco a narrativa cinematográfica, realizada por meio do celular. A dinâmica aplica a teoria e a prática durante todos os encontros, oferecendo ferramentas de criatividade em buscar de narrativas inovadoras e viáveis, como também analisa referências de produções nacionais.

Data: Dias 15, 17, 22 e 24 de Fevereiro – Terças e Quintas.
Horário: das 14h às 17h
Sala: Teórica 1 CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
25 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição;

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

com LUCAS MALINA

Perfil generalista com carreira em empresas de expressão no segmento de comunicação; 27 anos de experiência em produção de eventos promocionais, institucionais e projetos incentivados; 10 anos de experiência em produção de vídeos institucionais e publicitários, Arte Educador de Produção no CAV.
_______________
A oficina de Produção Audiovisual busca capacitar profissionais para a produção de filmes nos mais variados gêneros, drama, comedia, suspensa, terror, etc. Com a intensa proliferação de imagens e sons que fazem parte da sociabilidade na atualidade, o profissional desta área vem ganhando destaque pela capacidade criativa com que cria, viabiliza e produz projetos de som e imagem. Os filmes são consumidos hoje na internet, nas mídias, em eventos sociais e são importantes meios de divulgação e promoção de empresas, pessoas e marcas. As práticas e produção de conhecimentos dos curso Audiovisual configura uma oportunidade de pesquisa, prática e experimentação de tudo que é feito nos bastidores de produções audiovisuais.

Data: Dias 02, 03, 09 e 10 de Fevereiro – Quartas e Quintas.
Horário: das 19h às 22h
Sala: Teórica 1 CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
25 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição;

RIGGING: DEFININDO UM PERSONAGEM PARA ANIMAÇÃO CUT-OUT NO ADOBE FLASH/ANIMATE

com TADEU ALVES ZVIR

Bacharel em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em Autodesk Maya pela Escola Superior de Design IADE de Lisboa.Professor, animador, ilustrador e pesquisador independente de videoclipe + animação.
_______________
Compreenda o processo de confecção de um personagem compatível para o uso na técnica de animação cut-out.
Desenvolvido a partir do turn around de um personagem, a oficina contemplará o processo de criação utilizando-se de ferramentas de desenho, aplicação de cores, distribuição em camadas, criação de símbolos, definições do pivô de articulação, as principais variáveis de cada “peça” do personagem e organização de bibliotecas.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos do software Adobe Flash/Animate, possuir mouse e pen drive.

Data: Dias 07, 08, 09 e 10 de Fevereiro – Segunda a Quinta.
Horário: das 19h às 22h
Sala: Laboratório Digital CAV (Atividade presencial)
Carga horária: 12h
10 vagas, acima dos 16 anos;
Seleção: Por ordem de inscrição que cumpra os pré-requisitos;