Área do candidato

Processo Seletivo CAV – 2° Semestre de 2025

Estão abertas a partir do dia 19 de Maio de 2025 até o dia 29 de Maio de 2025, as inscrições para os interessados em participar dos cursos de formação em Cine/TV e Animação, a serem ministrados no CAV, no 2º. Semestre de 2025.

Os cursos são gratuitos e terão duração de 03 (três) semestres, com aulas e atividades diárias a serem ministradas nos períodos matutino (9h00 às 12h00) ou noturno (19h00 às 22h00) em FORMATO PRESENCIAL, no CAV, localizado na Rua Helena Jacquey, 208 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas para todos os interessados, desde que cumpram os requisitos básicos citados abaixo, não sendo necessária comprovação de experiência profissional na área de audiovisual:

  • Ter, no mínimo, 16 anos de idade completos na data de matrícula;
  • Estar cursando ou ter finalizado o Ensino Médio;
  • Possuir disponibilidade de frequentar o curso em regime presencial de aulas diárias, no horário indicado acima;

O CAV oferece 120 vagas distribuídas da seguinte forma:

Animação | Manhã: 30 vagas
Animação | Noite: 30 vagas
Cine/TV | Manhã: 30 vagas
Cine/TV | Noite: 30 vagas

Os inscritos passarão por um processo seletivo consistindo de:

ETAPA 1: Prova diagnóstica, contendo questões de múltipla escolha e questões dissertativas específicas, pertinentes à área de interesse dos curso pretendido. Para cada prova há indicação de filmografia e bibliografia (listadas abaixo), a pontuação máxima da prova é de 100 pontos.

ETAPA 2: Havendo necessidade, o CAV reserva-se o direito de aplicar uma entrevista com os candidatos aprovados como critério de desempate para definição dos 30 primeiros classificados. Nesse caso a classificação será feita pela média alcançada nas duas etapas.

Caso o número de participantes do PROCESSO SELETIVO seja menor que o número de vagas oferecidas, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para o publico mediante uma entrevista com os interessados.

Local e Data da prova

  • Data: 05/07/2025 – Sábado
  • Horário: 09h00 as 12h00
  • Local: Teatro Lauro Gomes – Rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos/SBC
  • Resultado: 15/07/2025
  • Bibliografia e filmografia disponíveis abaixo.

INFORMAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULAS

Documentos para matrícula:

  • Documento de Identificação com foto: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, Carteira de Identificação Funcional, Registro Nacional de Estrangeiro ou Passaporte
  • Documento comprovação de escolaridade: Histórico Escolar, Declaração do Estabelecimento de Ensino ou documento equivalente
  • Comprovante de Residência: Conta de Água, Luz, Celular, Carta com carimbo do Correio, Contrato de Locação ou documento equivalente
  • 2 fotos 3×4

Trazer documentos ORIGINAIS, eles serão usados APENAS para consulta e devolvidos imediatamente. NÃO TRAZER CÓPIAS.

Aguardamos sua presença nos seguintes dias e horários:

De (a definir)
HORÁRIOS:
Das 14:00 às 20:00 horas

BIBLIOGRAFIA E FILMOGRAFIA

CURSO DE ANIMAÇÃO:

BIBLIOGRAFIA:

  1. HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA (Andréia Prieto Gomes, 2008)
    https://www.cena.ufscar.br/wp-content/uploads/historia-da-animacao-brasileira1.pdf

2. AVALIAÇÃO SOBRE ANIMAÇÃO E CINEMA DE VIDA REAL: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS (Eliane Muniz Gordeff)
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/download/470/400/2729

3. CINEMA DE ANIMAÇÃO – DO TEATRO DE SOMBRAS À COMPUTAÇÃO GRÁFICA (Gabrielle Araújo Ferreira Torres e Maria Aparecida Prazeres Sanches)
https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/73414/39248

4. REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DO DESENHO ANIMADO IRMÃOS DO JOREL (SILVA CARDOSO, J., SILVEIRA MATOS, J. – 2019)

https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1340/747

FILMOGRAFIA:

  1. ATÉ QUE A SBORNIA NOS SEPARE (Otto Guerra, Ennio Torresan, Brasil, 2013)

https://www.primevideo.com/-/pt/detail/At%C3%A9-que-a-Sb%C3%B3rnia-nos-Separe/0HB2OEACVTK2QS4Q67LTWAO0O1


2. MEOW!  (Marcos Magalhães, Brasil, 1981)


3. GUIDA (Rosana Urbes, Brasil, Brasil, 2015)

https://www.youtube.com/watch?v=RenFPqH2CEw

CURSO DE CINE/TV:

  1. O TENSO ENEGRECIMENTO DO CINEMA BRASILEIRO – Filmecultura 64.

2. POR QUE PLURALIDADE CRÍTICA?

https://abca.art.br/wp-content/uploads/2024/01/Arte-Critica-ed-57-Alessandra-Simoes.pdf

3. O CINEMA BRASILEIRO MODERNO – Cap. 1: O cinema brasileiro moderno

(páginas 9 a 50). Ismail Xavier.

https://www.academia.edu/9708399/O_cinema_brasileiro_moderno_Ismail_Xavier

4. ENTORPECIMENTO POR MEDIAÇÃO: UM ELEMENTO DA DIVULGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS?

https://core.ac.uk/download/pdf/596187858.pdf

5. FIGURAS TRAÇADAS NA LUZ – Capitulo 1 – Encenação e estilo (páginas 21 a 72). David Bordwell (2008).

https://www.academia.edu/38898162/Bordwell_david_figuras_tracadas_na_luz

6. Breve história do videoclipe

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/centrooeste2007/resumos/r0058-1.pdf

FILMOGRAFIA

  1. Sabotage: Maestro do Canão (Ivan 13P, 2015) (1.47.55)

2. Kbela (Yasmin Thayná, 2015) (21:45)

3. Quintal (André Novais, 2015) (20:00)

4. R.E.M – Imitation of Life (Spike Jonze, 2001) (03:57)

5. La Jetée (Chris Marker, 1962) (28:00)

https://www.tokyvideo.com/br/video/la-jetee-1962

6. Praça Walt Disney (Renata Pinheiro, Sérgio Oliveira, 2011).(21:00)

7. E Agora Elena? (2011) (Fundação Educar, 2011)(18:15)