PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

CAV
CENTRO AUDIOVISUAL DE SÃO BERNARDO

PROCESSO SELETIVO 1º Sem 2024
INSCRIÇõeS ABERTAS de 27/11/2023 até 28/01/2024

QUEM SOMOS

Inaugurado em novembro de 2012, o CAV é um centro de formação e apoio à produção audiovisual, um dos campos da economia que mais cresce, capaz de gerar anualmente mais de 25 bilhões de reais na economia brasileira. 
O CAV oferece gratuitamente dois cursos regulares de caráter livre e profissionalizante, com duração de 1 ano e meio: Animação e Cine/TV, além de atividades de curta duração como oficinas, workshops, palestras e projetos de extensão.

Em paralelo ao trabalho de formação,  dispõe de um Núcleo de Produção que realiza peças audiovisuais, apoia projetos de realizadores independentes, abrindo espaço para que alunos participem de todo o processo. 
Fornece a experiência e o estímulo para as pessoas interessadas em entrar neste mercado, fomentando o olhar por meio da integração entre teoria e prática.

EIXOS:

Os cursos do CAV são organizados em torno de três eixos, que norteiam a formação de criadores audiovisuais iniciantes:

Criatividade:  a busca de novas soluções com os recursos que se tem à disposição.

Arte & Técnica: determinado instrumental tecnológico ou artesanal que permite a criação. 

Vocação & Repertório: a pesquisa e o debate do que já foi realizado, tendo como norte as próprias aspirações do criador audiovisual.

EM 9 ANOS DE EXISTÊNCIA

42

Turmas

Formadas

1500 +

Pessoas

Atendidas

200+

Projetos

Realizados

CURSOS

ANIMAÇÃO

O curso de Animação oferece formação inicial para animadores e criadores na área, aliando arte, técnica e reflexão crítica. Ao longo dos 3 semestres, o aluno compreende as técnicas elementares para se realizar uma animação, ao mesmo tempo em que vivencia o processo criativo de produtos audiovisuais dessa natureza. 

Objetivos:

  • Formar um profissional que seja capaz de se inserir no mercado de animação, partindo dos conceitos primordiais da animação tradicional até a animação digital 2D. 

Programa:

Os alunos passam por um primeiro ciclo de disciplinas nas quais adquirem repertório, também desenvolvem exercícios em animação tradicional, layout, desenho, roteiro, entre outros. 

2º semestre – No segundo semestre os alunos iniciam o desenvolvimento do Projeto Integrado de Animação.  A escrita do roteiro ocorre e os conceitos desenvolvidas nas disciplinas (layout, criação de personagem, cenografia, etc) devem ser aplicados no Projeto. Na metade do segundo semestre, os roteiros desenvolvidos na aula de roteiro são submetidos a apresentações orais (pitchings) para a escolha daqueles que serão produzidos. Além de serem avaliados em cada disciplina, os alunos passarão por uma banca que avaliará o Animatic e demais exigências pedidas pelo corpo docente.

3º semestre –  O terceiro semestre consiste na continuidade do Projeto Integrado de Animação desenvolvido no 2º semestre.  As disciplinas seguem entre conteúdos específicos somadas às assessorias aos grupos. Ao final do semestre, o aluno deve entregar um curta-metragem, que será avaliado por uma banca. Assim como no segundo semestre, o aluno terá uma nota para cada disciplina e a nota da banca.

Duração do curso: 3 semestres (1 ano e meio)
Carga horária prevista: cerca de 800 horas
Nível: curso livre de viés profissionalizante

Para se ter acesso a este curso o aluno precisa realizar uma prova específica, com questões de nível básico em desenho. Para maiores informações sobre o processo seletivo, clique aqui.

CINE/TV

Cine/TV é o curso voltado para os iniciantes no audiovisual. Em 3 semestres o curso permite a compreensão dos processos de realização para cinema, televisão e mídias digitais, focado em oferecer ao aluno um primeiro contato com a produção de trabalhos/projetos audiovisuais de curta duração.

Objetivos:

  • Formar um profissional que seja capaz de se inserir no mercado, com um olhar múltiplo e criativo, transitando entre as diferentes naturezas e plataformas do audiovisual contemporâneo.

Programa:

1º semestre – O primeiro semestre oferece repertório com disciplinas voltadas para a Arte, História do Audiovisual e conceitos básicos para a realização de filmes. Cada disciplina oferecerá a realização de breves exercícios.

2º semestre – O segundo semestre integra disciplinas como Direção, Fotografia, Direção de Atores etc para a realização do Projeto Integrado de Cine/TV do 2º semestre. Consiste em um curta metragem de ficção de até 5 (cinco) minutos. Recomenda-se que os alunos utilizem os roteiros desenvolvidos no primeiro semestre, mas esta escolha cabe aos estudantes. Ao final do semestre, além de serem avaliados em cada disciplina, os alunos passarão por uma banca que avaliará seu Projeto. 

3º semestre – No terceiro semestre, também de forma interdisciplinar, é realizado o Projeto Integrado de Cine/TV do 3º semestre. Consiste em um curta-metragem de até 15 (quinze) minutos cujo gênero e formato é de natureza livre. A escolha dos projetos que serão produzidos se dá por meio de uma defesa oral (pitching) que ocorre ainda no início do semestre (1º ou 2º mês de aulas). Os projetos selecionados seguem para produção. Neste semestre o conteúdo das disciplinas concentra-se em orientar a produção desses Projetos. Ao final do semestre, além de serem avaliados em cada disciplina, os alunos passarão por uma banca que avaliará seu Projeto.

Duração do curso: 3 semestres (1 ano e meio)
Carga horária prevista: cerca de 800 horas
Nível: curso livre de viés profissionalizante

Para se ter acesso a este curso o aluno precisa realizar uma prova específica.Para maiores informações sobre o processo seletivo, clique aqui.

PORTIFÓLIO

Videos

Bom Garoto – Um Caso No ar

[Projeto estágio animaçÃO 2019]

Agora Ferrow – Amigo nada Secreto

[Projeto estágio Cine/TV 2019]

ALE&SMA – Despejados

[Projeto estágio animaçÃO 2018]

OLDCAV EP #01 – Lauro Vitor, Mauro Junior e Equipe

PROJETO CAV

Octopus Head – Noonday demon 

[Projeto Clip Cult] #41

Exercícios de Animação Tradicional 

CAV 1º Sem 2020

Galeria Fotos

CAV

AULAS

“Para mim o CAV é muito mais do que uma escola, é uma segunda casa. As experiências, vivências e conhecimentos adquiridos e iniciados ali, com professores, colegas e profissionais ligados ao mercado são transformadoras e, como uma bússola, nos dão a indicação de que caminho a seguir.”

Valdir Junior formado primeiro semestre de 2015

“Participar do começo desse projeto, mesmo com todas as dificuldades iniciais, foi uma experiência enriquecedora, pessoal e profissional. Estar com grandes professores que se tornaram amigos e grandes amigos que se tornaram parceiros de projetos, e no final amar ainda mais o cinema.”

Paula Tonelotto Rodrigues, Segunda turma do CAV

“O CAV foi pra mim uma realização, primeiro por ter a chance de estudar cinema, segundo que me encontrei profissionalmente. Foi 1 ano e meio de grandes aprendizados e experiências. Agradeço aos professores e colegas pela vivencia partilhada e, é claro, poder respirar dessa arte.”

Jonathan Fernandes formado em cine/tv no segundo semestre de 2014