A inscrição é gratuita, realizada unicamente de forma digital pelo site oficial do Centro de Audiovisual de São Bernardo – CAV.

Para se inscrever é preciso ter no mínimo 16 anos de idade completos na data da inscrição e estar cursando ou ter concluído o ensino médio.
A oficina  ATUAÇÃO PARA INICIANTES está aberta para pessoas a partir de 12 anos de idade, se o inscrito for menor de 16 anos de idade os responsáveis legais ficam responsáveis pela inscrição do mesmo.
A oficina  TERROR CINEMA CLUBE é exclusiva para maiores de 18 anos de idade, não é permitida a inscrição de menores de idade mesmo com a autorização dos responsáveis legais.

A quantidade de vaga de cada oficina está descrita nas informação de cada uma e no formulário de inscrição, a seleção pode ser por ordem de inscrição ou por seleção do oficineiros responsáveis pela oficina (no caso de seleção pelo oficineiro os inscritos serão avaliados a partir das informações contidas na ficha de inscrição [formação, disponibilidade e interesse]).

Os inscritos irão receber um e-mail de confirmação da inscrição.
A lista dos selecionados estará disponível no site do Centro de Audiovisual de São Bernardo – CAV a partir das 15h do dia 27/01/2020.

Todas oficinas serão ministradas no prédio do CAV localizada na Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto, São Bernardo do Campo – SP.

O não comparecimento na primeira aula implicará na desclassificação do inscrito e serão chamados candidatos da lista de espera.

1ª Semana

ANIMAÇÃO DIRETO NA PELÍCULA

Pelicula

com Jennifer Serra, Evill Rebouças e Tadeu Zvir

 

A oficina tem como proposta a experimentação prática da técnica de animação direta na película com uso de filme 16mm e 35mm. Na animação direta, as imagens são criadas diretamente na película, sem o uso de uma câmera. Discutiremos essa técnica a partir de obras de referencia de artistas como Norma McLaren, Len Lye e Marcos Magalhães, além do exercício prático. Cada participante criará um trecho de animação que servirá para a montagem de um curta-metragem animado de produção coletiva.

Data: de 03 a 06/02 de 2020
Horário: das 09 às 12h
Sala: Teórica 1
Vagas: 20 vagas, por ordem de inscrição

COLORIZAÇÃO DIGITAL – INTRODUÇÃO AO PHOTOSHOP

CAV_Cartaz-(site)

com André Valle

A oficina apresenta o fundamento da Teoria das Cores e as técnicas de como utilizá-la em uma ilustração, através da ferramenta Photoshop. Trabalhando com o conceito de line art – desenho definido por linhas – o aluno vai aprender a como dar volume ao desenho através de efeitos de Luz e Sombra, além de técnicas de acabamento. O curso é voltado para interessados em Ilustração, Animação e Histórias em Quadrinhos.

Data: de 03 a 06/02
Horário: das 09 às 12h
Sala: Laboratório Digital 2
Vagas: 15 vagas, por ordem de inscrição

INTRODUÇÃO À ILUSTRAÇÃO

com André Vazzios

Oficina com ênfase nas práticas manuais e contato com materiais de pintura e desenho. Será abordado interpretação de briefing, noções de composição, composição tonal, iluminação, estudo de palheta de cores e a relação entre cor e forma. Serão demonstrados formatos frequentes na aplicação comercial de ilustrações, além de proporcionar ao aluno a finalização de uma peça.

*Pré-requisitos: Noções básicas de desenho e interpretação de texto.
*Mateiriais: Lápis de cor, bloco papel Canson ou Sketchbook.

Data: de 03 a 06/02
Horário: das 14 às 17h
Sala: Laboratório Digital 1
Vagas: 15 vagas, por ordem de inscrição

2ª Semana

A MÚSICA NO AUDIOVISUAL

com Vanderlei Lucentini

A oficina com enfoque teórico e prático realiza um percurso pelo mundo da música e do som. O enfoque teórico passa por um panorama histórico das diversas formas musicais tão presentes no nosso mundo: a música clássica, a música contemporânea, o rock, a música eletrônica, a música popular, entre outras. A parte prática acontece com a aplicação de conceitos musicais em pequenos filmes de curta duração inéditos ou silenciosos.

Data: de 10 a 13/02
Horário: das 09 às 12h
Sala: Laboratório Digital 1
Vagas: 15 vagas, por ordem de inscrição

ANIMAÇÃO COM RECORTES

GEA_02

com Jennifer Serra e Evill Rebouças

A oficina será realizada com a exibição comentada de filmes e com a experimentação prática da técnica de animação de recortes e de silhueta. A partir das atividades, serão produzidos vídeos curtos individuais e/ou coletivos nos quais os participantes farão o exercício de construção de narrativas animadas de curta duração com a técnica de animação de recortes.

Data: de 10 a 13/02
Horário: das 09 às 12h
Sala: Animação Tradicional
Vagas: 15 vagas, por ordem de inscrição

ATUAÇÃO PARA INICIANTES

kyle-head-p6rNTdAPbuk-unsplash

com Camilla Martinez

A oficina visa desenvolver um trabalho de interpretação para interessados que nunca tiveram contato com a área ou iniciantes que queiram aprimoramento. As aulas terão exercícios em grupo e individuais, análise de roteiro e muita prática, com base na análise ativa desenvolvida por Stanislavski, que propõe pesquisar de forma prática as inúmeras possibilidades de cena. A dinâmica propõe trabalho de corpo, voz, jogos de improviso, construção de personagem e interpretação de texto.

Data: de 10 a 13/02
Horário: das 09 às 12h
Sala: Estúdio do CAV
Vagas: 25 vagas, por ordem de inscrição (a partir de 12 anos)

DESENHO DA FIGURA HUMANA

_MG_0186

com Amilton dos Santos

A oficina tem como objetivo aprofundar o conhecimento da anatomia humana com exercícios e práticas específicas. Trabalhando com exemplos através de fotos ou desenhos, usando imagens detalhadas, para um melhor entendimento da composição do corpo humano e sua transposição para o desenho.

Data: de 10 a 13/02
Horário: das 14 às 17h
Sala: Animação Tradicional
Vagas: 20 vagas, por ordem de inscrição

MODOS DO DOCUMENTÁRIO

Modern Catalog Magazine Mockup by Anthony Boyd Graphics

com Daniel Maciel

O curso é organizado de forma a construir um repertório teórico e crítico, tanto no que diz respeito à leitura e discussão do texto clássico de Bill Nichols, assim como a apreciação de documentários consagrados. Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de apresentar compreensão dos diferentes modos de documentário e da extensão de suas possibilidades.

Data: de 10 a 14/02
Horário: das 14 às 17h
Sala: Estúdio do CAV
Vagas: 20 vagas, por ordem de inscrição

PINTURA DIGITAL

Promo Oficina Ilustração

com André Vazzios

Oficina com ênfase nas práticas com o software Adobe Photoshop, orientada à ilustração e composição de cenários e personagens. Serão abordados tópicos como separação de uma cena em planos, composição e interação cromática, além de proporcionar ao aluno a finalização de um personagem como peça de conclusão.

*Pré-requisitos: Noções básicas de navegação pelo ambiente digital.
*Materiais: Mouse ou Tablet.

Data: de 10 a 13/02
Horário: das 14 às 17h
Sala: Laboratório Digital 1
Vagas: 15 vagas, por ordem de inscrição

ROTEIRO DE HUMOR

advice-advise-advisor-7096

com Daniel Maciel

O objetivo é discutir com os alunos as principais teorias e subgêneros do humor e da comédia, como a paródia, sátira, farsa, comédia de costumes, entre outros, assim como as distinções entre metáfora, ironia e sarcasmo. Espera-se que ao final do curso o aluno compreenda esses subgêneros do humor e suas principais técnicas.

*Forma de seleção: Enviar ideia de esquete com até dez linhas.

Data: de 10 a 14/02
Horário: das 19 às 22h
Sala: Teórica 1
Vagas: 15 vagas, seleção do arte educador

3ª Semana

COLORIZAÇÃO DIGITAL – ACABAMENTOS E TEXTURAS NO PHOTOSHOP

10565094_759013104158999_7205525004352758253_n

com André Valle

Para esta oficina é necessário conhecer as ferramentas básicas do Photoshop, bem como fundamentos de composição e de luz e sombra do desenho. Através do conceito de line art – desenho definido por linhas – serão mostrados processos para escolher e combinar cores, bem utilizar efeitos e texturas – como foco na finalização e acabamento da ilustração – de modo a despertar emoções e sensações no observador. O curso é voltado para interessados em Ilustração, Animação e Histórias em Quadrinhos.

Data: de 17 a 20/02
Horário: das 09 às 12h
Sala: Laboratório Digital 2
Vagas: 15 vagas, por ordem de inscrição

EXPERIMENTAÇÕES RADIOFÔNICAS: DO PODCAST AO RÁDIO DRAMA

abigail-keenan-83615-unsplash

com Vanderlei Lucentini

Oficina destinada aos interessados em rádio e artes sonoras. Nos encontros serão apresentados alguns conceitos teóricos sobre a utilização artística do rádio desde a sua criação até a atualidade. A partir desses conceitos, serão realizados dois trabalhos em grupo:  um podcast de livre escolha dos participantes e uma peça radiofônica experimental propostas pelo orientador da oficina.

Data: de 17 a 20/02
Horário: das 19 às 22h
Sala: Laboratório Digital 1
Vagas: 15 vagas, por ordem de inscrição

INTRODUÇÃO À AQUARELA

Artwith Adora

com Douglas Ferreira

A oficina irá trabalhar a técnica da aquarela, voltada ao desenho de personagens para animação, games ou quadrinhos por meio de apresentação e realização de exercícios e métodos de trabalho, abordando desenho básico tradicional, construção de personagens, expressões, estilizações e model sheets. É necessário possuir conhecimentos básicos de desenho.

Material que deve ser trazido pelo aluno:

Estojo de aquarela  com mínimo de 12 cores.
Godet, paleta de plástico ou metal, com tampa.
Papel para aquarela, alta gramatura, tamanho A3, ou similar.
Papel sulfite para estudos.
Máscara líquida para aquarela.
Lápis Hb, 2b, borracha branca, limpa tipos.
2 pincéis redondos (um pequeno e um médio)
2 pinceis chatos (um pequeno e um grande)

Data: de 17 a 21/02
Horário: das 14 às 17h
Sala: Animação Tradicional
Vagas: 20 vagas, por ordem de inscrição

INTRODUÇÃO À EDIÇÃO

pexels-photo-257904

com Ricardo Botini

A Oficina tem como objetivo apresentar aos  participantes a interface do programa de edição de vídeo Adobe Premiere, seus comandos mais elementares e também a importância da elaboração conceitual no processo de edição. Serão abordados tópicos como; ponto de corte, titulação, transições de takes, modos de mesclagem e edição de som.

Data: de 17 a 21/02
Horário: das 14 às 17h
Sala: Laboratório Digital 1
Vagas: 20 vagas, por ordem de inscrição

TERROR CINEMA CLUBE

Terror

com Vitor Meloni e Tadeu Zvir

A oficina pretende discorrer sobre a evolução do cinema do gênero Terror e suas técnicas em aulas expositivas dialogadas. Também serão exibidos filmes representantes do gênero.

Data: de 17 a 21/02
Horário: das 14 às 17h
Sala: Teórica 1
Vagas: 20 vagas,  por ordem de inscrição, a partir de 18 anos.