PERGUNTAS E RESPOSTAS EaD CAV

Como funcionarão as aulas online?

As aulas serão ao vivo, Google Meet e Google Drive. Os arte-educadores estarão online, em um ambiente digital compartilhado somente com a turma específica, o que simula uma sala de aula presencial. 

Durante as aulas os arte-educadores também estarão disponíveis para tirar dúvidas e oferecerão orientações, a partir de seu planejamento para aulas online.   

Os conteúdos das aulas serão compartilhados pelos arte-educadores com suas turmas em uma pasta no Google Drive. Entregas de eventuais tarefas serão também realizadas nesta pasta.

Como faço para ter acesso às aulas online?

 As aulas acontecerão via Google Meet, plataforma gratuita. É preciso que todos os alunos e alunas tenham uma conta Google e e-mail no Gmail, evitando assim problemas relativos à compatibilidade. Não há custo para a criação da conta, é grátis.  

Quais são os conteúdos das aulas?

Os arte-educadores vão trabalhar majoritariamente conteúdos teóricos e exercícios que possam ser realizados em casa, a partir das possibilidades e limitações de cada turma.
Os arte-educadores também vão orientar os projetos.

Como serão as aulas práticas?

Disciplinas práticas (como por exemplo Flash e Direção de Atores) sofrerão alterações de conteúdo, a partir das possibilidades de abordagem à distância. 

Haverá reposição das aulas práticas?

Neste momento o mês de julho está planejado para a reposição de disciplinas práticas, contudo pode haver alterações a depender das determinações de quarentena. 

Quando começam as aulas online?

As aulas iniciam em 25/3, quarta-feira. Entre 25/3 e 27/3 haverá aulas em período de teste, pois tanto arte-educadores quanto alunos estarão aprendendo a utilizar a plataforma e se adaptando à nova realidade.  

A partir do dia 30/3, segunda-feira as aulas iniciam de maneira formal.

Como faço para acessar as aulas pelo computador?

Para acessar a aula pelo computador você precisa estar conectado à internet e se conectar à aula no link que você receberá por e-mail. 

Tenho computador em casa mas ele não tem câmera, consigo acessar esta aula?

Sim.

É possível acompanhar a aula toda. Durante a aula sua câmera ficará desabilitada e você se comunicará ou por áudio ou por chat. 

Comunique o arte-educador que você está sem câmera e/ou microfone e que toda a sua comunicação será escrita.

Como faço para acessar aulas pelo celular?

Para acessar a aula pelo celular você precisa instalar o aplicativo do Google Meet. Depois basta se conectar à aula no link que você receberá por e-mail. 

Não tenho acesso à internet ou minha conexão é muito instável, o que fazer?

A partir de 30/3 alunos alunos que não consigam frequentar as aulas por problemas técnicos podem solicitar trancamento de matrícula pelos formulários específicos. Os formulários estão disponíveis no final da página.

Posso usar uma máquina do CAV durante o período de EaD?

Infelizmente não. 

Por questão de saúde pública o CAV estará fechado até que se encerre o período de quarentena. 

Como faço pra solicitar o trancamento de matrícula em caráter especial devido à Covid 19?

Os trancamentos deverão ser solicitados nos formulários específicos. As assinaturas podem ser digitais, não havendo a necessidade de imprimir o documento. Os formulários preenchidos devem ser enviados para o e-mail centrodeaudiovisualsbc@gmail.com.
Alunos dos 2º e 3º módulos. 
Alunos dos 2ºs 3ºs módulos podem solicitar o trancamento neste semestre, via formulário específico, garantindo assim sua vaga e retorno para 2º semestre de 2020 em qualquer um dos períodos (manhã ou noite).
Excepcionalmente os alunos destes módulos poderão, caso desejem, retrancar a matrícula no próximo semestre. O eventual retrancamento fica sujeito às normas já pré-estabelecidas no guia de funcionamento CAV 2020, ou seja, terá validade de até um ano e retorno condicionado à disponibilidade de vaga na turma pretendida.
Alunos dos 1º módulo.
Alunos que não consigam ter acesso às aulas EaD podem solicitar o trancamento de suas matrículas em caráter excepcional somente para este semestre.
Os alunos deverão preencher o formulário específico e apresentar uma breve justificativa a respeito de seu trancamento. Os pedidos serão avaliados, estando condicionados ao deferimento por parte da coordenação. 
O trancamento no primeiro semestre garante a vaga e retorno somente para 2º semestre de 2020, no período que o aluno está matriculado. 
Não será permitido o retrancamento. 
Formulários disponíveis no final da página.

As datas das entregas dos Projetos de Conclusão Semestrais dos 2ºs e 3ºs módulos serão modificadas?

Sim. 

As entregas dos trabalhos de conclusão do semestre, bem como bancas estão adiadas para Agosto, em data ainda a ser definida a depender da data estabelecida pela Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo para o retorno presencial das aulas.

Haverá chamada nas aulas online?

Sim.

Ao participar das aulas EaD o aluno compromete-se a estar presente. A presença será feita por uma chamada simples, pelo professor verificando os alunos que se conectaram para assistir à aula. Exercícios específicos, seguidos de orientação, podem valer presença, a critério de cada arte-educador.

Moro com um(a) colega de sala, podemos assistir à aula juntos(as), no mesmo computador ou celular?

Sim. 

Os dispositivos podem ser compartilhados por alunos que morem na mesma casa. Basta avisar o arte-educador da disciplina que ambos estão presentes.

Haverá avaliação?

Sim.

As atividades propostas valerão nota normalmente, a critério de cada arte-educador.

Haverá algum tipo de suporte aos alunos?

Nos dias e horários de aula haverá pelo menos uma pessoa do Núcleo de Produção online no Facebook do CAV, oferecendo ajuda e suporte aos alunos para entendimento do ambiente digital ou auxiliando em questões pedagógicas.
Outro canal de suporte é o e-mail nucleocav@gmail.com 

Especialmente nas primeiras semanas o suporte pode não vir rápido, pois a equipe do Núcleo de Produção é bastante reduzida, mas todos os pedidos serão, a seu tempo, atendidos.

O que posso fazer para ajudar nesse momento?

Pedimos a todos paciência e empenho para que as atividades ocorram da melhor forma possível, mesmo sob limitações, pois toda essa situação é nova tanto para alunos quanto para arte-educadores. 

O CAV, juntamente com a Secretaria de Cultura e Juventude estão se esforçando ao máximo para manter as aulas e os cursos.